O “Álbum de recortes” é composto de antigos recortes de jornais, reportagens, críticas, programas de concertos, cartas, entre outros, desde a década de 1890 até 1952, quando das celebrações do centenário de nascimento de Henrique Oswald. Alguns fragmentos de notícias, incompletas, fazem parte também deste Álbum, devido a sua importância histórica – como por exemplo a entrevista concedida pelo compositor ao “Correio da Manhã” no Supplemento Illustrado de domingo, 13 de maio de 1906, quando regressava de temporada na Europa – a exemplo dos cadernos culturais de hoje, (Caderno B, Segundo Caderno) – numa entrevista de três páginas (das quais, infelizmente, pouco sobrou). Oswald narra, sempre muito despretensiosamente, suas experiências em solo europeu, principalmente na Itália e França – seus concertos, triunfos, experiências e encontros com compositores como Gabriel Fauré ou Camille Saint-Saëns. Vale aqui citar Henrique Oswald em resposta ao repórter a respeito de como ele via o futuro da música no Brasil: É enorme. O Brasil tem diante de si um futuro deslumbrante. Raramente tenho encontrado na Europa talentos como os há aqui em tão grande abundância. O que nos falta porém é perseverança, força de vontade, para concluir os cursos. A maior parte dos nosso alunos estudam um instrumento e dedicam-se logo ao professorado, ou entram para alguma orquestra, deixando de completar o estudo de contraponto e da composição, tão imprescindível à carreira do músico. Quantos verdadeiros talentos já não temos perdido com este falso sistema. Falta-nos, além de tudo, um meio artístico apto a fomentar o desenvolvimento do gosto musical. Os “Institutos” servem apenas para ensinar a teoria e não para formar artistas; para isso é preciso viver “na arte”. (…)
-
-
La Domenica Fiorentina, Firenze (década de 1890)
-
-
La Domenica Fiorentina, Firenze (década de 1890)
-
-
La Domenica Fiorentina, Firenze (década de 1890)
-
-
“Diário Popular”, São Paulo (1896)
-
-
“Diário Popular”, São Paulo (1896)
-
-
“Diário Popular”, São Paulo (1896)
-
-
“Diário Popular”, São Paulo (1896)
-
-
“La Nazione”, Firenze (1896)
-
-
“La Nazione”, Firenze (1896)
-
-
“Diário Popular”, São Paulo (1897)
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo (1900)
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo (1900)
-
-
“Le Figaro” (1902)
-
-
“Correio da Manhã”, São Paulo, 13 de maio de 1906
-
-
“Correio da Manhã”, São Paulo, 13 de maio de 1906
-
-
“Correio da Manhã”, São Paulo, 13 de maio de 1906
-
-
Correio da Manhã, São Paulo (13 de maio de 1906)
-
-
Correio da Manhã, São Paulo (13 de maio de 1906)
-
-
Correio da Manhã, São Paulo (13 de maio de 1906)
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo, 15 de setembro de 1922
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo, 15 de setembro de 1922
-
-
Sem referência, sem data (primeiras décadas do sec. XX)
-
-
Sem referência, sem data (primeiras décadas do sec. XX)
-
-
Sem referência, sem data (primeiras décadas do sec. XX)
-
-
Sem referência, sem data (primeiras décadas do sec. XX)
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo, 1922
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo, 1922
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo, 1922
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo, 1922
-
-
“O Estado de São Paulo”, São Paulo, 2 de junho de 1929
-
-
“Diário Nacional”, 2 de junho de 1929
-
-
Correio da Manhã, 10 de junho de 1931
-
-
Correio da Manhã, 10 de junho de 1931
-
-
Correio da Manhã, 11 de junho de 1931
-
-
Correio da Manhã, 11 de junho de 1931
-
-
Jornal do Commercio, 11 de junho de 1931
-
-
Jornal do Commercio, 11 de junho de 1931
-
-
Jornal do Commercio, 11 de junho de 1931
-
-
Jornal do Commercio, 11 de junho de 1931
-
-
Associação Brasileira de Música, 1931
-
-
Associação Brasileira de Música, 1931
-
-
Associação Brasileira de Música, 1931
-
-
Associação Brasileira de Música, 1931
-
-
Associação Brasileira de Música, 1931
-
-
Correio da Manhã, 28 de junho de 1931
-
-
Correio da Manhã, 28 de junho de 1931
-
-
….., junho de 1931
-
-
Correio da Manhã, 03 de junho de 1932 O Globo, junho de 1932
-
-
Correio da Manhã, 03 de junho de 1932 O Globo, junho de 1932
-
-
Folha de Minas, (10 de fevereiro de 1938)
-
-
O Globo, (sem data)
-
-
Sem referência, (10 de novembro de 1940)
-
-
O Globo (sem data)
-
-
O Globo (sem data)
-
-
Revista “Leitura e Passatempo” (março de 1952)
-
-
Revista “Leitura e Passatempo” (março de 1952)
-
-
Revista “Leitura e Passatempo” (março de 1952)
-
-
Revista “Leitura e Passatempo” (março de 1952)
-
-
Jornal do Commercio (13 de abril de 1952)
-
-
Jornal do Commercio (13 de abril de 1952)
-
-
Jornal do Commercio (13 de abril de 1952)
-
-
Jornal do Commercio (6 de maio de 1952)
-
-
Jornal do Commercio (6 de maio de 1952)
-
-
Jornal do Commercio (6 de maio de 1952)
-
-
Jornal do Commercio (6 de maio de 1952)
-
-
Correio da Manhã (março de 1952)
-
-
Correio da Manhã (março de 1952)
-
-
Diário de Notícias (13 de abril de 1952)
-
-
Diário de Notícias (13 de abril de 1952)
-
-
(Sem data)
-
-
(Sem data)
-
-
Correio da Manhã (maio de 1952)
-
-
Correio da Manhã (maio de 1952)
-
-
Correio da Manhã (maio de 1952)
-
-
Correio da Manhã (maio de 1952)
-
-
Correio da Manhã (maio de 1952)
-
-
Teatro Municipal – Temporada Nacional de Arte (1952)
-
-
Teatro Municipal – Temporada Nacional de Arte (1952)
-
-
Teatro Municipal – Temporada Nacional de Arte (1952)
-
-
Teatro Municipal – Temporada Nacional de Arte (1952)
-
-
Teatro Municipal – Temporada Nacional de Arte (1952)
-
-
Teatro Municipal – Temporada Nacional de Arte (1952)
-
-
Orquestra Sinfônica Brasileira (1957)
-
-
Orquestra Sinfônica Brasileira (1957)
-
-
Orquestra Sinfônica Brasileira (1957)
-
-
Homenagem de Ernesto Nazareth: “Batuque”, dedicado a H. Oswald